Quando ficamos satisfeitos com algum serviço ou produto, nossa reação mais natural é compartilhar esse pequeno prazer. Na verdade, essa é uma prática tão automática que fazemos quase sem perceber e a tendência se torna falar bem e indicá-lo para amigos e familiares. Se formos recompensados por isso, a experiência fica ainda melhor!
Existem muitas maneiras de utilizar o Marketing de Indicação para aumentar as vendas, mas como podemos utilizá-lo para imobiliárias captarem mais imóveis?
Vamos mostrar neste artigo que existem cases bem sucedidos dessa estratégia, como a startup Quinto Andar e outros grandes players do mercado imobiliário.
Marketing de Indicação para adquirir novos clientes
Geralmente, as imobiliárias realizam o Marketing de indicação de maneira informal, realizado através do boca-a-boca, pagando porteiros, síndicos e outras pessoas em troca do contato de proprietários de imóveis interessados em alugar ou vender um imóvel, porém, controlar e gerenciar tudo isso acaba sendo insustentável e muito custoso.
Devido a isso, as imobiliárias brasileiras estão aderindo cada vez mais à sistemas de Indicações profissionais para captação de imóveis. O problema para conquistar novos clientes, manter o portfólio sempre atualizado e difundir a marca, acaba quando utilizamos o Marketing de Indicação como estratégia de prospecção. Os resultados de quem já utiliza são animadores, além de ser um grande diferencial na conquista de novos clientes.
As imobiliárias que fazem uso dessa estratégia e investem em programas de indicação, tendem a ter grande sucesso. Na medida que a imobiliária vai aplicando essa estratégia, o sucesso em vendas e/ou aluguéis de imóveis se tornam escaláveis, pois quanto maior a quantidade de produtos qualificados, maior é a saída deles.
A estratégia de captação através do Marketing de Indicação é, basicamente, um sistema em que clientes, corretores ou qualquer outra pessoa indicam potenciais imóveis para serem anunciados pela imobiliária.
A partir das indicações recebidas, a imobiliária aciona um de seus profissionais para fazer o contato com o proprietário do imóvel, e se tudo ocorrer dentro do esperado por ambas as partes, o imóvel é anunciado, gerando o sucesso da indicação, que será recompensada.
Basta apenas que as pessoas indiquem outros clientes?
Na teoria sim, mas na prática não é bem desse jeito, não basta apenas criar uma campanha e oferecer promoções aos clientes. O primeiro passo para utilizar o Marketing de Indicação é ter certeza de que os serviços prestados pela sua imobiliária atenderão todas as expectativas dos novos clientes e daqueles que estão dedicados a indicar novos imóveis, pois na medida em que você escala e apresenta a sua marca para novos potenciais clientes, você gera expectativas de um bom atendimento, de ser transparente perante as indicações recebidas e principalmente de que irá recompensar adequadamente aqueles que realizarem indicações.
Não é uma tarefa fácil engajar as pessoas a indicarem imóveis e depois ter que fazer a gestão de tudo, por isso, é muito importante contar com uma plataforma que disponibilize as ferramentas certas para você garantir resultados interessantes.
Vamos te apresentar alguns cases de destaque para demonstrar porque o Marketing de Indicação é atualmente a melhor estratégia para escalar o resultado de captação das imobiliárias.
O Quinto Andar
O Quinto Andar é um dos cases de maior sucesso entre as imobiliárias que utilizam o Marketing de Indicação para captação de imóveis. A estratégia da empresa permite que, pessoas além dos clientes diretos, possam participar das suas campanhas de indicações.
Para isso, incentivam porteiros, zeladores de prédio e funcionários dos condomínios a indicarem imóveis qualificados para entrar no catálogo da imobiliária. A estratégia permite que o Quinto Andar potencialize seus resultados de captação em suas regiões de atuação.
O Quinto Andar aumenta todos os meses, em média, 12,8% a quantidade de imóveis anunciados em seu site.
Com o modelo de captação através de indicações é possível reduzir custos operacionais, maximizar o resultado na captação de imóveis, ofertar novas opções para o cliente, gerar oportunidades para pessoas que buscam novas fontes de renda e gerar mais negócios para imobiliária.
Trabalhando com Marketing de Indicação para captação de imóveis, o Quinto Andar cresceu e se tornou uma das empresas mais valiosas do Brasil e do mundo.
O programa de indicação do Quinto Andar foi batizado de “Indica aí”. As pessoas que indicam são recompensadas com um valor financeiro pelos imóveis que forem anunciados pelo Quinto Andar.
A Brognoli
A Brognoli, uma das maiores imobiliárias de Florianópolis/SC, faz uso desta estratégia e batizou seu aplicativo de “Indicasse”, um termo com sotaque da região em que atua. A campanha de indicação deles vai além da captação de novos imóveis. Além de recompensar os usuários pela publicação do imóvel em seu site a imobiliária recompensa também quando um negócio é fechado, ou seja, quando o imóvel é alugado ou vendido, quem indicou, ganha uma comissão por isso também. Esta estratégia garantiu que a Brognoli fosse a primeira imobiliária da cidade a realizar Marketing de Indicação com a finalidade de captar mais imóveis.
Apolar Imóveis
A Apolar Imóveis, uma das maiores imobiliárias de Curitiba/PR, também é um case de sucesso. A imobiliária batizou seu aplicativo de “Ops! Ganhei” para realizar o Marketing de Indicação. Na campanha da Apolar, o indicador recebe R$ 150,00 por imóvel publicado. Através de sua plataforma, a imobiliária também permite que seus corretores indiquem imóveis, centralizando toda a gestão das captações em apenas uma ferramenta.
Marketing de Indicação: Tendência de mercado
Em comum, estes três casos possuem a utilização de um aplicativo para agilizar e gerenciar todo o processo de indicação, desde o contato inicial com o usuário que está indicando e potencial cliente, até o fechamento de algum negócio, que resulta em uma ou mais recompensas.
Além de demonstrar com resultados práticos, que, se utilizado de forma eficiente, o Marketing de Indicação torna-se uma ferramenta muito poderosa no mercado imobiliário e vai potencializar seus resultados de venda e locação. Esta estratégia é uma tendência cada vez maior no setor e vem sendo utilizado por diversas imobiliárias em todo o Brasil.
Resumindo, o uso adequado do Marketing de Indicação, somado a uma ferramenta específica para essa finalidade, são os diferenciais para o sucesso na captação de imóveis.
Webinar sobre Marketing de Indicação na Captação de Imóveis
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